Blog Literário

Resenha: Doce Vampira - Ju Lund

21:14


("Doce Vampira", de Ju Lund, 
publicado em 2015 pela AVEC Editora )

Doce Vampira é um romance Queer Chick. Antes de começar a leitura não sabia o que significava o termo, mas é bem simples: "É uma mescla de Literatura Fantástica com tópicos contemporâneos, tais como a discriminação à homosexualidade, o preconceito racial e o extremismo religioso. Ju canaliza a sua narrativa fantástica toques de emotividade e romantismo, lemas da literatura Chick, e uma história de amor homossexual. E com essa decisão ousada enfrenta muitas vezes críticas desfavoráveis".
Caso você ainda tenha dúvidas, o InfoEscola fez uma matéria bem interessante sobre a Literatura Queer Chick e cita nossa querida autora parceira, Ju Lund. clique aqui

Além de ser um romance, o livro aborda diversos assuntos polêmicos do nosso cotidiano, fazendo críticas de forma bem sutil para que o leitor não se canse ou ache repetitivo.
A leitura fluiu tão bem, que em um dia acabei de lê-lo, e já engatei no segundo volume.

Sinopse: 

Um romance Queer Chick. Os vampiros se revelaram ao mundo, mas ainda sofrem muitas desconfianças dos humanos. Apaixonadas, Duda e Esther precisam lidar com todos os tipos de discriminação por serem de raças diferentes e ambas do mesmo sexo. Será que o amor delas sobreviverá a segredos e ao fanatismo? Descubra nesse romance com toques de drama e mistério. Entre de cabeça no universo fantástico criado pela escritora Ju Lund.


PRIMEIRO CAPÍTULO - Leia grátis lá no ISSU

Esse livro trás uma nova proposta sobre o ser "vampiro", por isso esqueça tudo o que sabe sobre eles antes de começar a leitura e, encare com uma mente aberta essa nova realidade.

Nesse mundo criado pela Ju, os vampiros deixam de ser um mito e são reconhecidos pela sociedade. Depois de muita luta, eles adquirem alguns direitos humanos (trabalhar, estudar, etc) e alguns deveres diferentes para o bom convívio com a população devido a sua natureza  - e como era de se esperar, apesar de serem aceitos em sociedade, não são devidamente respeitados.

O livro tem a narrativa em primeira pessoa feita por Duda.

Duda é uma adolescente comum que acaba de ser transferida (contra a sua vontade) para uma escola particular em sua cidade. Com isso, perde contato de seus antigos amigos e acaba sendo um pouco excluída, já que não conhece ninguém e é novata na escola. 
Essa "solidão" não dura muito tempo, pois, Esther (nossa doce vampira ♥) se matricula em sua classe e logo se vê na mesma situação.

Duda e Esther, como sendo as únicas a não se enturmarem, acabam se aproximando e se tornando melhores amigas, e com o tempo mais do que isso: Elas se apaixonam!
O romance do livro é retratado de uma forma pura e bonita, mostrando o melhor lado do amor.

"Eu não quero ficar com você para sempre. Eu preciso - disse com sua voz sedosa e profunda - eu não choraria se fosse embora. Eu morreria."

Se muitos casais sofrem discriminação por serem do mesmo sexo, no caso de Duda e Esther é ainda pior. Elas sofrem um preconceito duplo, além de serem do mesmo sexo, são de raças diferentes. Como se não bastasse, ambas as famílias não aceitam esse relacionamento. A família de Esther não apoia esse romance a menos que, a humana seja transformada; a família de Duda é bastante conservadora, então vocês já viram...

Sem o apoio das famílias, Duda e Esther ainda tem que enfrentar os "Semeadores", um grupo fanático e extremista religioso, que culpam os vampiros de todos os males do mundo. Eles tem como meta eliminar a raça vampira e curar as pessoas que se deixaram envolver por eles, através de um processo de desinfecção (lavagem cerebral) para assim criar "Novas Sementes".

"Será que o amor delas sobreviverá a segredos e ao fanatismo?"


Mas o amor é assim mesmo, não há regras, você o vive ou sofre por ele.





Doce Vampira possui um segundo volume, Alma Vampira (ainda bem!), que foi lançado esse ano pela AVEC Editora. Logo, logo, tem resenha aqui no blog. (:

Sobre a autora:


Ju Lund
É amante das artes. A gaúcha nascida em Pelotas é técnica em Turismo e Hotelaria. Graduanda em Artes Visuais Licenciatura é editora e fundadora um portal de incentivo à literatura. Apaixonada por seus três gatos e mãe do Joan, "transforma seus melhores sonhos e piores pesadelos em contos".

Você também pode gostar de

0 comentários

Assine



Curta no Facebook